5 de agosto de 2011

Balé da Cidade é destaque no Novo Jornal




Arte que ganha as ruas

Imagine que você está andando na rua, apressado, no ritmo frenético do século XXI, e de repente se depara com bailarinas se apresentando na rua, em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Foi o que aconteceu na tarde de ontem em Natal quando seis bailarinas do Balé da Cidade do Natal, devidamente caracterizadas, realizaram uma intervenção urbana no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. Com o objetivo de aproximar a arte do público, a apresentação surpreendeu as pessoas que passavam pelo local e encantou crianças e adultos.




A funcionária pública Gerusa Teotônio da Silva, 38, voltava do trabalho quando se deparou com as bailarinas na passarela do shopping Midway Mall e, apesar de estar apressada, parou para apreciar a apresentação. "Eu nunca tinha visto nada parecido com isso aqui em Natal. Eu estava apressada para pegar o ônibus, mas quando me dei conta já estava aqui parada apreciando as bailarinas. Isso é muito bom porque a gente vive correndo, com pressa, e ter uma oportunidade de ver algo bonito assim no meio da rua ajuda a espairecer", disse.

A intervenção urbana faz parte do III Encontro de Dança do Rio Grande do Norte que começou no dia 2 de agosto e segue até o próximo domingo e conta com espetáculos de dança, palestras e oficinas. A diretora do Balé da Cidade do Natal, Fatima Sena, conta que não houve ensaio para a apresentação, mas disse que dias antes da intervenção urbana as bailarinas foram ao local e realizaram um estudo do ambiente. "Elas avaliaram o movimento dos ônibus, das pessoas, o melhor horário, fizeram um diagnóstico do ambiente, mas não houve ensaio porque a ideia é interagir com as pessoas no momento em que elas estão passando e isso tem que ser espontâneo", disse.

E a espontaneidade das seis bailarinas que participaram da intervenção urbana foi determinante para o sucesso da apresentação. Elas interagiram com o público, ora dançando ao redor de quem passava, ora atravessando a rua com os pedestres, e tudo realizado com a delicadeza e expressão corporal de uma bailarina. A pequena Rafaela Medeiros, de 9 anos, resume o sentimento que tomou conta de quem passou pelo local:"Eu adorei, foi incrível!", disse. 



Fonte: Diário de Natal (05/08/2011)