31 de julho de 2012

Balé da Cidade estreia trabalho baseado em peça de Nelson Rodrigues

Após alguns anos sem novas produções, o Balé da Cidade do Natal se prepara para no dia 9 de agosto, trazer ao palco do Teatro Alberto Maranhão o espetáculo Teia, sob a direção de Mauricio Motta. A encenação criada a partir da obra Dorotéia, de Nelson Rodrigues fará parte da comemoração de 10 Anos de existência do Balé da Cidade, além de fazer referência ao Centenário do dramaturgo carioca.

Antes do espetáculo de estreia, o grupo apresenta uma intervenção com fragmentos da obra durante o Encontro Nacional de Dança Contemporânea, que acontece também no Teatro Alberto Maranhão nos dias 02,03 e 04/08. 


O espetáculo

Foto: M. Motta.


Uma casa sem quartos, mulheres que não dormem, uma menina noiva de um par de botas e uma prima distante que quer esquecer. Assim, o espetáculo se desenrola em cerca de 50 minutos a falar da negação do desejo indo do grotesco ao lírico,  do trágico ao cômico. A peça Dorotéia é considerada uma das peças mais complexas do universo dramático de Nelson Rodrigues, que também a nomeou de farsa irresponsável.

O Balé da Cidade do Natal, criado em 2002 e vinculado à fundação Cultural Capitania das Artes, é formado por bailarinos profissionais com atuação predominante na dança contemporânea.

Serviço: 

Intervenção Teia
4º Encontro Nacional de Dança  
Dias:02, 03 e 04/08 
Horário: entre 19h45 e 20h15
Local: Teatro Alberto Maranhão

Espetáculo Teia 
Estreia 
Data:  9/08/2012
Horário: 20h
Local: Teatro Alberto Maranhão
Ingressos: R$ 20 (Inteira)/ R$ 10 (meia)

30 de julho de 2012

BCN integra programação do Encontro Nacional de Dança Contemporânea

A quarta edição do Encontro Nacional de Dança Contemporânea movimenta o cenário da dança no Rio Grande do Norte até o próximo dia 5. Sob a coordenação de Diana Fontes o evento contará com diversas companhias nacionais e locais. O Balé da Cidade do Natal também integra a programação. 

Nos dias 02,03 e 04/08, a partir das 19h45, no Teatro Alberto Maranhão, o grupo apresenta uma intervenção com fragmentos do seu novo espetáculo, intitulado Teia. Também no dia 3/08 a companhia participa do espetáculo Memórias da Dança, às 18h30, na Casa da Ribeira. Na ocasião, o Balé dançará a coreografia A2, enquanto Roosevelt Pimenta, um dos criadores do grupo, será homenageado.

Os espetáculos são gratuitos mediante a doação de alimentos não perecíveis, destinados ao projeto Mesa Brasil SESC. Mais informações: www.encontrodedanca.com.

Programação completa. 
Serviço:

4º Encontro Nacional de Dança 
Intervenção Teia
Dias:02, 03 e 04/08 
Horário: entre 19h45 e 20h15
Local: Teatro Alberto Maranhão

Fragmentos da coreografia A2
Data: 03/08
Horário: 18h30
Local: Casa da Ribeira 

28 de julho de 2012

Já conhece a nossa Fan Page?



Este ano o Balé da Cidade do Natal comemora 10 anos em atividade. Para relembrar coreografias, apresentações e tantos outros momentos do grupo acompanhe a nossa Fan Page no Facebook: http://migre.me/9Vfu1


22 de julho de 2012

Projeto Cultura na Escola realiza última apresentação antes do recesso escolar

Antes do início do recesso escolar, o Balé da Cidade do Natal em parceria com a Banda Sinfônica realizou mais uma edição do projeto Cultura na Escola, dessa vez na Escola Municipal João XXIII no Alecrim. 


O Projeto elaborado e desenvolvido pelo Departamento de Programas, Projetos e Eventos Culturais da Fundação, Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE, acontece desde de 2011, junto às escolas da rede municipal. Durante as apresentações a dança popular e contemporânea e os instrumentos musicais são apresentados de forma interativa aos alunos.



Confira algumas fotos da apresentação:



Aluna da escola entra no ritmo da ciranda

Do baião ao contemporâneo. 

A apresentação aconteceu no dia 12 de julho 

9 de julho de 2012

BCN prepara novo espetáculo para agosto

Após alguns anos sem novas produções, o Balé da Cidade do Natal se prepara para, em agosto, trazer ao palco o espetáculo Teia, sob a direção de Mauricio Motta. A encenação está sendo criada a partir da obra Dorotéia, de Nelson Rodrigues, e fará parte da comemoração de 10 Anos de existência do Balé da Cidade do Natal, além de fazer referência ao Centenário do dramaturgo carioca.


Foto do ensaio por Mauricio Motta



7 de julho de 2012

“Brasil: Origens Futebol Arte”

Bolas, camisas, chuteiras, jogadores e taças. O mundo do futebol foi a inspiração para a artista plástica Ana Selma Galvão montar a exposição ‘Brasil: Origens Futebol Arte’.

A exposição foi inaugurada na última quarta (4/07), na Galeria Newton Navarro, da Fundação da Capitania das Artes e contou com a participação do Balé da Cidade do Natal.

Confira algumas fotos da apresentação:





Exposição “Brasil: Origens Futebol Arte”
Local: Capitania das Artes | Ribeira
Período: 04 de julho a 02 de agosto de 2012
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

Fotos: Site Mulheres no FDS - Celso Luiz 

Escola João XVIII recebe Projeto Cultura na Escola



O Projeto Cultura na Escola, elaborado e desenvolvido pelo Departamento de Programas, Projetos e Eventos Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE, acontece desde de 2011, junto às escolas da rede municipal.

Com a participação da Banda Sinfônica da Cidade do Natal e do Balé da Cidade do Natal,o projeto aborda durante as apresentações a dança popular e contemporânea, os instrumentos musicais e as atividades desenvolvidas pelos dois grupos de forma interativa com as crianças das escolas participantes.

Assim, o Cultura na Escola procura estimular e proporcionar aos jovens alunos um maior contato e interesse cultural através dessas atividades, inclusive valorizando cada vez mais a importância das danças folclóricas e típicas, como por exemplo, a araruna, a ciranda, o xaxado, dentre outras.

O projeto conta com grande aceitação e participação por parte das escolas, atraindo cada vez mais instituições e alunos interessados, devido ao grande sucesso e repercussão desde a sua implementação.
 

2 de julho de 2012

Balé da Cidade participa da exposição “Brasil: Origens Futebol Arte”

Nesta quarta-feira (04), o Balé da Cidade do Natal participa, às 19h, da abertura da exposição “Brasil: Origens Futebol Arte”, da artista plástica Ana Selma Galvão, que acontece na Galeria Newton Navarro (Fundação Capitania das Artes). 

A exposição remonta a linha cronológica da Copa do Mundo, desde a taça Jules Rimet até a famosa e controversa bola Jabulani, da África do Sul,
 por meio de peças de papietagem e papel machê.